Home Ceará 81 reservatórios receberam aporte de água; Castanhão ganha 10 milhões de metros cúbicos

81 reservatórios receberam aporte de água; Castanhão ganha 10 milhões de metros cúbicos

2 Primeira leitura
0
0
260
As chuvas fortes deste começo de abril têm ajudado a começar a criar um cenário mais otimista para os reservatórios e açudes cearenses. De ontem, 8, para hoje, 9, os açudes receberam 39,15 milhões de metros cúbicos (m³) de água. O destaque é para a quantidade observada no açude Itaúna, que ganhou mais de 6 milhões de m³ e está com 100% de sua capacidade
A barragem é localizada no mesmo município onde foi registrada a maior chuva do ano no Ceará, Granja, com 173 milímetros. Outro destaque, embora ainda não significativo pelo tamanho da barragem, é o ganho de água pelo açude Castanhão, o maior do Estado, que recebeu mais de 10 milhões de m³. Atualmente, o reservatório está em 4,60% de sua capacidade.
Conforme dados do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o aporte vêm crescendo no Ceará desde o começo do ano. A boa previsão para o começo do mês de abril está sendo confirmada com as últimas chuvas. Entre esse domingo e esta manhã de segunda, 119 municípios marcaram precipitação.
No que compete ao abastecimento, dez açudes estão sangrando: Acaraú Mirim, Caldeirões, Itaúna, Tucunduba, Cocó, Germinal, Maranguapinho, Tijuquinha, Barragem do Batalhão e Colina. 13 barragens estão acima dos 90% e 106 estão com o nível inferior a 30%. A Cogerh monitora 155 açudes cearenses e atualmente está com um volume de 9,75% da cota total de água que o Estado pode armazenar.
Redação O POVO Online
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Iguatu antecipa campanha de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde de Iguatu antecipou para esta sexta-feira, 20, o início da  Campanha…