Home Educação Alunos do IFCE de Cedro conquistam prêmio no IV Robots

Alunos do IFCE de Cedro conquistam prêmio no IV Robots

3 Primeira leitura
0
1
162

A equipe ‘Calango Elétrico’, formada por alunos do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), campus de Cedro, obteve o prêmio de 1º lugar na categoria Robô Seguidor de Linha, Nível II, da qual participam turmas de ensino médio, técnico e superior. A premiação ocorreu no IV Robots, realizado na Faculdade Juazeiro do Norte.

Sob orientação do professor Nustenil Segundo, a equipe, composta pelos estudantes Venâncio Nunes, do 7º semestre, Lucas Alves de Oliveira do 6º semestre, Geovânio de Almeida Santos, do 6º semestre, Marcus Vinícius, do 5º semestre, desenvolveu um robô que se move de forma autônoma, sendo a fonte de energia células de bateria de notebook.

Os alunos instalaram controladores que ajudaram a manter o carrinho sobre as linhas pretas distribuídas nas retas e nas curvas da pista. O desafio foi errar o mínimo para vencer as corridas. Foram três disputas, na última, a equipe ‘Calango’ enfrentou nove competidores e terminou em primeiro lugar.

“A criação desse robô foi basicamente feita nos laboratórios dos Institutos Federais. A gente optou por desenvolver toda a parte do hardware e do software para não usar plataformas prontas”, explicou o líder da equipe, Venâncio Nunes. “O carro cometeu dois erros durante o percurso, mas foi mais rápido do que os outros”.

Realizado pelo colégio Objetivo, o Robots visa difundir a robótica na região do Cariri, integrando os alunos do Ensino Fundamental II, Médio, Técnico e Superior, além de incentivar a produção técnica e científica dos alunos ao aplicar os conhecimentos de eletrônica, programação e automação.

 

Diário Centro Sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Educação

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Suíça vence Sérvia e deixa grupo do Brasil embolado

O grupo E da Copa do Mundo da Rússia está embolado. Nesta sexta-feira, poucas horas após a…