Home Destaque CARNAVAL 2018: Após anúncio de reforço na segurança para o Carnaval, prefeitos e moradores ficam mais tranquilos

CARNAVAL 2018: Após anúncio de reforço na segurança para o Carnaval, prefeitos e moradores ficam mais tranquilos

7 Primeira leitura
0
0
190

O clima de insegurança no Interior estava provocando desistências de promoção de festejos do Carnaval e trazendo preocupação para os gestores municipais e para os moradores.

Os prefeitos estavam desistindo de promoção da festa. Um deles foi o de Icapuí, no Litoral Leste do Ceará. O prefeito Raimundo Lacerda Filho havia concordado com a recomendação da promotora de Justiça, Paloma Milhomem Neiva, para a suspensão do Carnaval por falta de segurança pública: reduzido efetivo, precariedade de viaturas e não funcionamento da Delegacia de Polícia Civil durante os festejos carnavalescos.

Mediante o anúncio de cancelamento do Carnaval, o governo do Estado anunciou o envio de reforço de 21 homens, três viaturas e até equipes do Batalhão do Raio para Icapuí. “O quadro mudou completamente e vamos fazer o Carnaval mais seguro do Ceará”, comemorou o prefeito de Icapuí.

Na tarde desta quarta-feira, a Prefeitura apresentou à Promotoria de Justiça as providências nas áreas de segurança pública e aguarda parecer favorável. “Em resposta ao município, questionamos o aspecto da legalidade, licitação e orçamento”, explicou a representante do Ministério Público. “A nossa recomendação foi preventiva e estamos aguardando mais esclarecimentos da Prefeitura”.

Blitz e policiamento ostensivo ocorrem a partir deste sábado no Ceará

Operação Carnaval 

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social assegurou a partir desta sexta-feira, o envio de quase seis mil agentes de segurança pública em todas as 22 áreas integradas, além de abertura de mais delegacias plantonistas.

As delegacias de Polícia Civil de Aracati, Baturité, Beberibe, Camocim, Cascavel, Fortaleza, Guaramiranga, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru e São Benedito recebem reforço a partir deste fim de semana. O Plano de Reforço Operacional da Polícia Militar atende 91 municípios nas 22 Áreas Integradas de Segurança.

O efetivo total de agentes de segurança será de 5953 agentes, um aumento de 89,5% em relação ao Carnaval do ano passado. Somente da PM, serão mobilizados 4944 homens. “ Essa é a maior operação da segurança pública do Ceará tanto em termos de efetivo, em recursos empregados, como também em abrangência territorial”, afirmou o secretário de Segurança Pública, André Costa. “Neste ano, em comparação com 2017, nós temos 14 municípios a mais que promoverão festas de Carnaval”. Haverá um reforço de 112 viaturas.

Aprece recomenda cautela  

O assessor técnico da Aprece, Expedito José do Nascimento, informou que segundo levantamento da entidade, pelo menos 25 municípios iriam promover Carnaval, neste ano, de um total de 184. “Há uma crise financeira e hídrica que afetam as cidades”, ponderou. “A Aprece recomenda que não se faça, mas se há tradição, segurança pública, abastecimento regular, folha de pagamento em dia, o gestor tem autonomia para avaliar e decidir sobre a promoção da festa”.

prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio, reafirmou que não há condições de promover o Carnaval neste ano. “Existe uma situação de violência na região, temos de reduzir despesas e sermos coerentes, pois não seria razoável promover a festa”, explicou. “A maioria da população entendeu e apoiou a nossa decisão”.

município de Reriutaba, na região Norte, decidiu promover Carnaval na Praça da Matriz com apoio de empresa privada, e para isso contratou 10 bandas, oferecendo opções de ritmos, festa para criançada, e o tradicional bloco do Cebola no fim de tarde.

Neste ano, a folia também retoma com força em Carnaubal, na Ibiapaba, com festejos somente no período da tarde, no Balneário Municipal. Foram contratadas 12 bandas e espera-se a atração de 16 mil foliões. “A folha de pagamento está em dia”, frisou o prefeito Ademir Martins.

Carnaval no Interior 

No Interior, haverá Carnaval, segundo levantamento do Diário do Nordeste, em Acopiara, Aracati, Banabuiú, Barbalha, Beberibe, Camocim, Canindé, Carnaubal, Choró, Crateús, Crato, Granja, Ipu, Jaguaruana, Paracuru, Reriutaba, São Benedito, Sobral, Quixadá, Quixeré e Várzea Alegre.

Diário Centro Sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Icó já entra em ritmo de FORRICÓ nos dias 12 a 15 de Julho

Uma das maiores festas em praça pública do estado do Ceará ocorre em Icó, no mês de julho …