Home Ceará Ceará recebe mais de 370 mil doses contra influenza para vacinação neste sábado (12), dia D

Ceará recebe mais de 370 mil doses contra influenza para vacinação neste sábado (12), dia D

4 Primeira leitura
0
0
36

Ceará recebeu nesta sexta-feira (11) mais de 370 mil doses de vacinas contra a gripe Influenza para o dia D de vacinação, que ocorre em todo país neste sábado (12). Em todo o estado, 2.388 postos fixos e 1.110 postos volantes de vacinação devem funcionar para garantir a imunização, segundo a Secretaria da Saúde.

Em Fortaleza, o Centro de Saúde Meireles, do estado, e os 110 postos de saúde da prefeitura vão funcionar das 8 h às 17 h. As doses são exclusivamente para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha:

  • Idosos a partir de 60 anos
  • Crianças de seis meses aos menores de cinco anos
  • Trabalhadores de saúde
  • Professores das redes pública e privada
  • Povos indígenas
  • Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

A coordenadora estadual de imunizações, Ana Vilma Leite Braga, esclareceu boatos de que a vacina vai estar disponível para todos os grupos populacionais no dia D. Ana Vilma acrescentou que as vacinas serão destinadas aos demais públicos somente após o dia 1º de junho e se sobrar doses.

“Até o dia 1º de junho, quando termina a campanha, inclusive no dia da mobilização, a vacina está disponível apenas para os grupos prioritários”, afirmou.

Ao todo, o estado vai recebeu 372.620 doses, no sexto repasse da vacina enviado pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira. Ana Vilma Leite afirmou que a expectativa é 30% das doses sejam aplicadas no sábado.

Nos repasses anteriores, o estado recebeu e já enviou aos municípios 1.590.460 doses da vacina, 68% do total. O Ministério da Saúde programou sete repasses de doses da vacina a todos os estados até 25 de maio.

“As doses já foram disponibilizadas para todas as coordenadorias regionais do estado. O Dia D é para ter um acesso melhor, de quem não conseguiu ainda tomar a vacina”, disse.

Nordeste

O Ceará é o primeiro estado do Nordeste e o quarto do país em vacinação contra a influenza na campanha iniciada em 20 de abril.

Com cobertura de 49,5% da população dos grupos prioritários, foram vacinadas 943,791 pessoas até esta sexta-feira. A expectativa é chegar a um milhão de doses aplicadas antes mesmo do Dia D, neste sábado.

Foram registradas ainda 156,809 doses para pessoas com comorbidades e outros grupos populacionais, totalizando 923.612 doses aplicadas em todo o Estado. Vacinação segue até 1º de junho.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Semana de promoções na Realce Calçados em Icó, calçados com até 70% de desconto!

A Realce Calçados está com uma SUPER PROMOÇÃO, São calçados com até 70% de desconto do pre…