Home Ceará Ceará vacina 7% das crianças contra pólio e sarampo; número está abaixo da média nacional

Ceará vacina 7% das crianças contra pólio e sarampo; número está abaixo da média nacional

5 Primeira leitura
0
0
15

O Ceará vacinou 7% das crianças contra sarampo e poliomielite na primeira semana da campanha nacional. O número está abaixo da média do país, que alcançou 10% do público alvo neste mesmo período, segundo o Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo iniciou na última segunda-feira (6), e segue até o dia 31 de agosto. Crianças de um a menos de cinco anos de idade devem se vacinar contra as doenças. No Ceará, 509.183 crianças devem receber a vacina.

Nesta primeira semana, ao todo, 36.907 mil crianças foram imunizadas contra poliomielite no Ceará, o que corresponde a 7,25% do público. Já contra sarampo, 7,27% do público recebeu as doses, o que corresponde a 37.023 mil crianças cearenses.

Conforme o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 95% do público alvo no país, para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

Filas nos postos

Por causa das filas nos postos, alguns pais não conseguiram vacinar os filhos neste sábado (11), como o auditor Gil Negromonte. “Não tem condições. É complicado porque, apesar de ter a campanha, acho que eles não botam quantidade de profissionais suficientes para atender a demanda. A fila tá gigantesca e não tenho condições de esperar hoje”, afirmou.

São dois postos abertos aos fins de semana em Fortaleza: o posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro, e o posto de Messejana.

A Secretaria da Saúde de Fortaleza informou que a capital é a única do país a oferecer o serviço de imunização aos fins de semana, e afirmou que a equipe está completa, porém, admitiu que, diante do aumento da procura, pode haver demora no atendimento.

Durante a semana, a população tem acesso às vacinas em todos os postos da capital. O funcionamento é de 7h às 19h. No próximo sábado (18) é o dia D de mobilização nacional, quando todos os postos de saúde do Ceará estarão abertos.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)

Vacinas

Para atender a demanda, foram adquiridas 28,3 milhões de doses das vacinas no Brasil por R$ 160,7 milhões.

O Ceará já recebeu 1.285.070 doses, das quais 37.470 da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 636.509 da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 611.100 da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

ELEIÇÕES 2018: Pesquisa Ibope para governador do Ceará: Camilo tem 64% e General Theophilo tem 4%

Confira os números do Ibope: Camilo Santana (PT) – 64% General Theophilo (PSDB) R…