Home Destaque COGERH realiza reunião de alocação de águas da Açude Lima Campos.

COGERH realiza reunião de alocação de águas da Açude Lima Campos.

4 Primeira leitura
0
0
108

A COGERH realizou na manhã desta terça-feira, 29, reunião no Auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Icó, para definir acerca do uso das Águas do Açude Lima Campos.

Participaram da reunião autoridades politicas da cidade, o Gerente Regional da COGERH, Promotores de Justiça, representantes do SAAE, Defesa Civil de Icó, Federação das Associações Comunitárias, representante da igreja católica, Representantes do DNOCS, EMATERCE, Sindicatos, Comitês de Bacias do Vale do Salgado e Agricultores do Perímetro Irrigado de Icó/Lima Campos.

Foi debatido a situação hídrica dos açudes da região do Vale do Salgado e, principalmente, do Açude Lima Campos.

O açude Lima Campos encontra-se, hoje, em situação crítica e com apenas 11,39%.

Ao iniciar a reunião, o Gerente Regional da COGERH Alberto Medeiros, pediu a atenção e discernimento aos agricultores do Perímetro Irrigado e aos representantes dos Sindicatos e dos Comitês de Bacias do Vale do Salgado, pois são eles que definem a forma que é utilizada a água do açude Lima Campos.

“Confesso que vejo com preocupação a grave situação hídrica em que nos encontramos, por isso peço aos nossos amigos que discutam com calma e paciência, os destinos das poucas águas que temos em nosso maior reservatório”, disse Laís Nunes.

O Diretor Financeiro do SAAE, Gustavo Nogueira, ao se pronunciar pediu compreensão a população icoense no sentido de economizar água, pois apesar das boas chuvas em 2018, o aporte do açude Lima Campos foi pouco e continua em situação delicada.

No dia 28 de junho, será realizada uma reunião com os representantes de Comitês de Bacias do Médio e Baixo Jaguaribe, para definir a quantidade da vazão da transposição de água por bombeamento do Açude Orós para o Lima Campos.

Atualmente está sendo bombeado 400 litros/por segundo, o que é insuficiente para a demanda do população icoense, o ideal seria 800 litros/por segundos.

Ao final, ficou definido a priorização do abastecimento humano, e será liberado uma vazão 270 litros d’água por segundo para o abastecimento animal do Perímetro Irrigado.

Facebook da PMI/ Edição Portal Icó News

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Icó já entra em ritmo de FORRICÓ nos dias 12 a 15 de Julho

Uma das maiores festas em praça pública do estado do Ceará ocorre em Icó, no mês de julho …