Home Destaque Começa campanha de vacinação em Icó

Começa campanha de vacinação em Icó

3 Primeira leitura
0
0
70

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite é somente no dia 18 de agosto. A partir de hoje, 6, no entanto, os postos de saúde de Icó vão oferecer vacinas, contra o sarampo e contra a poliomielite, para todas as crianças de 12 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em todo o Estado, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) quer atingir a um público de, pelo menos, 483.724.

 

A campanha é indiscriminada segundo a enfermeira Ana Vilma Leite, coordenadora Estadual de Imunização. Isso significa que deve atingir a todas as crianças nesse intervalo de idade, independente de elas já terem ou não sido vacinadas. “Têm crianças que não têm uma boa resposta à imunização. Ou ainda, que não tomou a vacina e perdeu o cartão. Atingir a todas elas novamente é para corrigir essas e outras falhas vacinais”.

 

A campanha também quer atualizar o calendário de imunização. De acordo com a enfermeira, a medida pretende reverter a queda da cobertura vacinal, que vem ocorrendo nos últimos três anos. A exemplo disso, a imunização contra a poliomielite caiu de 95% para 78,5%. Fenômeno semelhante ocorreu com a cobertura com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Se antes alcançava 100% da população, hoje a vacinação protege apenas 85% das crianças.

 

CASOS DE SARAMPO

O Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, empreende esforços para manter o certificado, principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização

SURTOS 

Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1).Até o dia 17 de julho, foram confirmados 822 casos de sarampo no Amazonas e em Roraima.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Governo divulga NT sobre transferências fundo a fundo do SUS

Esclarecimentos sobre a operacionalização e contabilização dos recursos transferidos na mo…