Home Geral Golpe do Bolsa Família no WhatsApp prejudica 600 mil usuários no país

Golpe do Bolsa Família no WhatsApp prejudica 600 mil usuários no país

2 Primeira leitura
0
0
188

Quem é usuário do aplicativo WhatsApp deve ficar atento ao risco de cair em golpes. As mais novas vítimas que caíram em cheio na “pegadinha do zap” foram 600 mil beneficiários do programa Bolsa Família do governo federal em todo o país.

Em apenas dois dias, uma mensagem que circulava pelo aplicativo prometia dar quantia extra de dinheiro no mês de maio a quem clicasse em um link que supostamente levaria a um cadastro. De lá, o usuário era levado a divulgar informações pessoais aos criminosos virtuais. O prejuízo às vítimas não foi divulgado pela empresa.

Segundo Camilo Gutierrez, chefe do laboratório de investigação da ESET América Latina, empresa de segurança da informação, esse tipo de golpe que é espalhado através de mensagens do WhatsApp busca ‘roubar’ informações confidenciais de usuários, como dados financeiros, senhas e contas bancárias.

Há casos, acrescenta Gutierrez, em que os criminosos que atuam na internet fazem com que os usuários registrem o número do seu celular em um serviço Premium SMS. Com isso, as pessoas gastam a mais na conta de telefone e não sabem porquê.

A quantidade de adeptos desavisados do zap é o que desperta o apetite dos golpistas, afirmam especialistas. O aplicativo tem cerca de 1,5 bilhão de usuários em todo mundo. Pesquisa da ESET mostra que em apenas dois anos houve mais de 22 milhões de vítimas de golpe. E o Brasil figura em segundo lugar na lista dos mais afetados, sendo superado somente pelo México.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Senador Pompeu é primeiro lugar do Estado em Projeto que combate Trabalho Infantil

Em um modesto município do sertão central cearense a administração pública está vivenciand…