Home Destaque Inep antecipa resultados do Encceja 2017

Inep antecipa resultados do Encceja 2017

6 Primeira leitura
0
0
80

Notas do Encceja, referentes ao Ensino Médio, serão divulgadas em 5 de fevereiro. Os resultados das outras edições ainda estão previstos para março.

 

A divulgação dos resultados do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, referentes ao Ensino Médio, foi antecipada para 5 de fevereiro. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (24), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados do Encceja referentes ao Ensino Fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior continuam previstos para março, como apurado anteriormente pelo Guia do Estudante.

As notas individuais, referentes ao Ensino Médio, poderão ser consultadas a partir das 18h do dia 5 de fevereiro na Página do Participante, mediante número do CPF e senha. Para quem esqueceu a senha cadastrada na inscrição, o Inep disponibiliza orientações para recuperação de senha neste link.

Os participantes que alcançarem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação devem providenciar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio junto às Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, que é a mesma indicada na inscrição. As instituições certificadoras deverão acessar o Portal do Inep e digitar o código impresso no Boletim do Participante para validar o documento.

Já os candidatos que obtiverem a nota mínima somente em algumas áreas também devem procurar à Secretaria e solicitar a declaração parcial de proficiência. Dessa forma, eles eliminam essas áreas do conhecimento de futuras edições do Encceja.

Encceja

O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria para a obtenção do diploma em duas modalidades: Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

A partir do ano passado, a Certificação de Conclusão do Ensino Médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até 2016, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Enem para receber o diploma do Ensino Médio.

Provas

Dos 1.575.561 inscritos no Encceja, 481.887 (40,3%) compareceram às provas no período matutino, e 534.447 (43,1%) no período vespertino. Segundo o Inep, a abstenção, superior a 50%, é similar às edições de 2010, 2013 e 2014, quando o exame certificou apenas o Ensino Fundamental. Segundo o instituto, essa alta taxa pode estar relacionada ao fato de o Encceja ser tradicionalmente um exame gratuito.

O Encceja foi realizado em dois turnos, no dia 19 de novembro. Pela manhã, os portões abriram às 8h e fecharam às 8h45 e as provas foram realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões foi às 14h30, com fechamento às 15h15 e prova das 15h30 às 20h30.

As provas objetivas tiveram 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para Ensino Fundamental quanto para Ensino Médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também fizeram uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

 

 

Fonte: Veja

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Mulher é agredida a socos pelo companheiro em Icó

O fato ocorreu na madrugada de hoje (19) por volta das  04h40min, quando a policia foi inf…