Home Geral Mais de 1,9 mil municípios já aderiram ao programa Internet para Todos

Mais de 1,9 mil municípios já aderiram ao programa Internet para Todos

5 Primeira leitura
0
0
128

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já recebeu cadastro de 1.902 municípios de todos os estados brasileiros para participação no programa “Internet para Todos”. A assinatura dos primeiros convênios será realizada em solenidade, em Brasília, no dia 12 de março. O programa disponibilizará banda larga a custos reduzidos para população de milhares de localidades de todo o país. Além das cidades que já aderiram ao programa, mais 2.169 prefeituras já deram início ao processo de cadastro para inserção no programa.

Além dos acordos fechados com as prefeituras, o MCTIC também firmou parceria com três ministérios: o da Educação, da Saúde e o da Defesa. No âmbito da educação e da saúde, os convênios firmados com as respectivas pastas irão viabilizar acesso à internet em escolas, hospitais e postos médicos. Já o Ministério da Defesa terá acesso a 30% da capacidade de satélite para atuar nas fronteiras.

Nas demais localidades que ainda não possuem conectividade, a implantação será feita diretamente com as prefeituras, por meio de convênios para a instalação de antenas por empresas credenciadas. Desta forma, o ministério conseguirá oferecer internet a custos reduzidos para a população em geral.

O Governo Federal investiu R$ 3 bilhões no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O satélite possui uma capacidade maior e vida útil de 18 anos, viabilizando a ampliação de acesso à conexão banda larga a diversas localidades.

O início da implantação da banda larga está prevista a partir da primeira quinzena de maio de 2018, com a instalação de antenas. A estimativa é que nesse período inicial sejam instaladas 200 antenas por dia.

Passo a passo

Para participar do programa, o prefeito deve preencher e enviar ofício (modelo disponível aqui) ao Departamento de Inclusão Digital do MCTIC. O documento deve ser enviado por e-mail, no endereço: internetparatodos@mctic.gov.br, ou por Correios: Departamento de Inclusão Digital, Esplanada dos Ministérios, Bloco R Anexo, Sala 300 Leste, 70.044-900 Brasília – DF.

Feito isso, o prefeito receberá Login e Senha, e depois deverá preencher formulário enviado pelo ministério. Após este processo, o município já estará pronto para assinatura do Termo de Adesão do convênio.

A prefeitura que for inserida no programa deverá informar as localidades que não têm acesso à conexão banda larga, e indicar os pontos em que deverão ser instaladas antenas e equipamentos. Os municípios só terão de arcar com os custos da segurança do local e com os gastos de energia elétrica consumida para a utilização dos equipamentos. Cada prefeitura poderá indicar mais de uma localidade.

As cidades interessadas em participar do mutirão de assinaturas de convênio no dia 12 de março, devem realizar o cadastro até a próxima sexta-feira (09).

Mais informações no site www.mctic.gov.br

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Sai lista de selecionados no IFCE de Cedro do Sisu 2018.2

Foi divulgado nesta segunda-feira,18, o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção…