Home Ceará Veja o horário de funcionamento do comércio, bancos e órgãos públicos em Fortaleza durante jogos da Copa

Veja o horário de funcionamento do comércio, bancos e órgãos públicos em Fortaleza durante jogos da Copa

8 Primeira leitura
0
0
174

Os jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, que começa nesta quinta-feira (14), vão alterar o horário de alguns serviços em Fortaleza e outras cidades do Ceará. As lojas de shopping e do Centro de Fortaleza terão horário diferenciado e podem fechar durante as partidas da seleção brasileira, a critério de cada lojista.

O Brasil enfrenta na primeira fase do torneio a Suíça em 17 de junho, às 15h; em 22 de junho, às 9h, a seleção brasileira joga contra a Costa Rica; e enfrenta a Sérvia às 15h do dia 27. Caso o Brasil avance até a final da Copa do Mundo, o último jogo da seleção ocorre em 15 de julho.

As agências bancárias de todo o país terão horário de funcionamento diferenciado para o atendimento ao público nos dias de jogos da seleção, segundo informou a Federação Nacional dos Bancos (Febraban).

Por motivos de segurança das agências e de transporte de valores, circular emitida pelo Banco Central do Brasil recomenda que o horário de atendimento seja reduzido. Segundo a federação, os bancos terão de informar o horário de funcionamento e atendimentos nos dias de jogos em cartazes afixados nas agências com antecedência de 48 horas.

Confira o expediente dos bancos:

Para os jogos às 9h:

  • Nas capitais e regiões metropolitanas: das 13h às 17h.
  • No interior: das 13h às 17h.

Para os jogos às 11h:

  • Nas capitais: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.
  • No interior: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.

Para os jogos às 15h:

  • Nas capitais: das 9h às 13h.
  • No interior: das 9h às 13h.

Comércio de rua

As lojas do centro de Fortaleza estão livres para abrir ou não, durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. De acordo com o empresário Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), fica a cargo de cada empresário estabelecer horários de funcionamento.

Shoppings

No caso de lojas dos shoppings ficou acordado que o fechamento fica a critério de cada empresa, mas existe o compromisso de reabrir meia hora após o fim da partida. “Os lojistas de shoppings têm a faculdade de fechar as portas de suas lojas meia hora antes dos jogos do Brasil e a obrigação de reabrir até meia hora após o término da partida”, explica Assis Cavalcante.

A praça de alimentação dos shoppings funciona normalmente mesmo durante as partidas. Na abertura da Copa do Mundo, em 14 de junho, o funcionamento das lojas também fica sem alteração.

Governo do Ceará

O Governo do Ceará estabeleceu um horário diferenciado durante os jogos da seleção brasileira na competição. Os serviços públicos do estado funcionarão das 14h às 18h, quando os jogos se realizarem às 9h; e das 8h às 13h, quando as partidas forem às 15h.

O estado decretou ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11h às 12h. O Brasil, porém, não joga nesses horários durante a primeira fase da copa.

Justiça

O Tribunal de Justiça do Ceará terá horário diferenciado durante os primeiros jogos no Brasi. Na sexta-feira (22), quando a seleção joga contra a Costa Rica, às 9h, o atendimento judiciário será das 13h às 18h. Já na quarta-feira (27), o Brasil enfrenta a Sérvia, às 15h, e o horário de funcionamento da Justiça estadual será das 8h às 13h.

Supermercados

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), os supermercados de Fortaleza vão fechar 30 minutos antes dos jogos e reabrir 30 minutos após. Nas demais localidades do estado a associação está ainda negociando com os sindicatos locais.

Padarias

As panificadoras deve funcionar de acordo com a escola de cada empresário do setor. Segundo o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará, a grande maioria funciona normalmente, inclusive durante as partidas do Brasil.

Mercado Central

Segundo a administração do Mercado Central, o funcionamento do equipamento será normal durante os jogos da seleção brasileira. De segunda à sexta, das 8h às 18h, no sábado, das 8h às 17h e no domingo, das 8h às 13h.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Sai lista de selecionados no IFCE de Cedro do Sisu 2018.2

Foi divulgado nesta segunda-feira,18, o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção…