Home Notícias Violência e exploração financeira foram temas do 5º Fórum de conscientização a pessoa idosa em Cedro

Violência e exploração financeira foram temas do 5º Fórum de conscientização a pessoa idosa em Cedro

4 Primeira leitura
0
0
29

A cidade de Cedro sediou nesta quarta-feira (10), no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) o 5º Fórum de Conscientização para Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A iniciativa foi da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do município.

O evento foi coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I e II), do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e da Secretaria de Saúde.

Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, a reunião é importante ferramenta para ampliar os cuidados da gestão com o segmento dos idosos. O encontro serviu ainda para estender a rede de parceiro nessa luta de todos. “Serão sempre bem-vindos momentos como este, por tratarem da promoção de melhorias, incremento das políticas públicas. Ganha o município, que fortalece a convivência com a terceira idade, permitindo mais qualidade de vida”, ressalta.

A secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira destacou o objetivo do Fórum junto aos idosos e familiares. “Nas etapas do nosso planejamento criamos esses fóruns no sentido extrair deles mais informações e discutirmos novos modelos de política para a melhor idade”, reforça Luciana.

O promotor de Justiça de Cedro, Dr. Leydomar Nunes Pereira, prestou informações sobre o momento e tirou dúvidas. O principal representante legal do município lembrou que, no passado, os idosos de hoje foram agricultores de trabalho braçal, que o país deve muito a essas pessoas por haverem colaborado para crescimento da nação. “É uma vida de lutas, uma história de vida, de dificuldades e de superação”.

Os tipos de violência, as formas de denúncias e como os idosos devem ser inseridos no contexto para não ficar somente nas estratégicas também foi esclarecido pelo Dr. Leydomar. “É importante conscientizar, conhecer os direitos e assim reivindicar. Fico satisfeito enquanto Ministério Público do Ceará (MPCE)”, relata o promotor, que abordou outros temas: violência psicológica e financeira, negligência, abandono e a responsabilidade de cuidar dos idosos por parte da família, da sociedade e do poder público.
Outra questão levantada foram os programas sociais, com destaque para a Previdência Social. Foram dados esclarecimentos e dirimidas dúvidas comuns no tocante a empréstimos bancários. Por fim, as orientações sobre as formas de atendimento em relação aos diferentes benefícios assistenciais e previdenciários a que os idosos têm direito.

 

Diário Centro Sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Semana de promoções na Realce Calçados em Icó, calçados com até 70% de desconto!

A Realce Calçados está com uma SUPER PROMOÇÃO, São calçados com até 70% de desconto do pre…